Porto Velho, Rondônia - A segurança nas unidades de saúde do município foi tema de uma reunião entre a Prefeitura de Porto Velho, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e empresas privadas que prestam serviço de vigilância dentro das unidades. O encontro aconteceu na manhã da quarta-feira (13) no auditório do Prédio do Relógio.
O objetivo da reunião foi definir um alinhamento entre as
partes para prevenir e combater invasões, roubos, ameaças a servidores e outras
ações criminosas nas unidades de saúde que, nos últimos tempos, registraram um
aumento desse fenômeno.
“Nossa meta é entender como está a realidade dentro das UPA,
postos de saúde e policlínicas. Recentemente, tivemos um episódio de roubo
dentro de uma das nossas unidades e ouvimos aqui vários relatos de ameaças a
diretores e servidores da saúde. Tudo isso acendeu um alerta e, por isso,
estamos aqui para discutir formas de evitar isso e garantir um ambiente mais
seguro aos servidores e aos pacientes que buscam atendimento”, afirmou o
secretário geral de Governo, Fabricio Jurado.
Na prática, as partes ajustaram quatro ações que devem ser
implementadas em breve: capacitação realizada pela PM para os servidores da
saúde de forma a orientar sobre medidas em caso de ações criminosas; criação de
grupos entre os gestores e a PM para comunicação instantânea; atualização na
instrução aos vigilantes que atuam nas unidades; e revisão no direcionamento e
melhoramento das câmeras de segurança nos prédios.
“Além de todas essas medidas, nós levantamos também a
possibilidade de reforçar o patrulhamento ostensivo nas unidades com maior
incidência de crimes. Para isso, explicamos a necessidade de sintonizar todas
as partes para trabalhar com mais eficiência a prevenção. É essa proximidade
entre a Polícia Militar com a direção das unidades que vai fazer a gente chegar
num objetivo comum”, acrescentou o comandante do 1º Batalhão da PMRO, o ten.
cel PM Wilton Nascimento Amorim.
Já para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa),
Eliana Pasini, a população em geral também tem um papel central na solução e
prevenção desse tipo de problema. “É comum nessa época do ano termos um aumento
na fila por atendimento nas unidades de saúde. Por isso, é preciso que os
moradores mantenham a calma e não se exaltem diante dos servidores que estão
ali para prestar o melhor atendimento. Quanto aos casos de insegurança,
acredito que a estratégia ficou bastante clara e devem ser postas em prática o
mais breve possível para o bem de todos”, finalizou a secretária.
Fonte - Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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