Empresa responsável aguarda etapas burocráticas e prevê reabertura no primeiro semestre de 2024 (Foto reprodução) |
Porto Velho, RO - O Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) permanece fechado desde 2019, e não há data prevista para sua reabertura. Segundo a empresa responsável pela administração, a AmazonFort, o aguardo pelo "cumprimento de etapas burocráticas" tem mantido o local fora do alcance do público. A expectativa atual é que a reabertura ocorra no primeiro semestre de 2024.
O Grupo AmazonFort assegura que está dedicado a garantir uma experiência de alta qualidade, com conforto e segurança, quando o complexo for reaberto. No entanto, a falta de informações sobre eventuais empecilhos no projeto junto à prefeitura de Porto Velho e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deixa incertezas sobre o andamento do processo.
O histórico da reforma revela uma saga que se estende desde 2017, quando o Tribunal Regional da 1ª Região exigiu que a Hidrelétrica Santo Antônio elaborasse um projeto de recuperação e preservação do patrimônio da EFMM. A obra, inicialmente responsabilidade do Governo Federal, passou para a alçada da prefeitura em 2018, por meio de uma concessão de 50 anos.
O fechamento do espaço em 2019 marcou o início das obras, que, em 2022, foram finalmente concluídas. Contudo, a busca por uma empresa para a concessão esbarrou em dificuldades. Na primeira chamada de licitação, nenhuma empresa manifestou interesse. A prefeitura ajustou o edital na segunda tentativa, tornando-o mais atrativo, e uma empresa se interessou, vencendo a licitação em janeiro de 2023.
Após a assinatura dos documentos, a empresa recebeu um prazo de até 120 dias para reabrir o espaço ao público. O anúncio inicial sugeria a abertura no primeiro semestre de 2023, mas esse prazo não foi cumprido. O Grupo AmazonFort, agora responsável pela administração, reitera seu compromisso com a reabertura até o primeiro semestre de 2024.
O projeto de revitalização, que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, trouxe melhorias significativas, incluindo uma pista de caminhada, calçadas, área verde, quiosques e estacionamento para mais de 200 carros. O Grupo AmazonFort destaca que está atualmente na etapa de projeção dos espaços para atividades comerciais, culturais e recreativas, em conformidade com as instituições públicas fiscalizadoras.
O Complexo da EFMM, inaugurado em 1º de agosto de 1912, é um marco histórico que fazia parte do tratado de Petrópolis entre Brasil e Bolívia. Após 54 anos, a ferrovia entrou em declínio devido à concorrência asiática no mercado da borracha, levando à sua erradicação em favor de uma rodovia.
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