O tabagismo pode levar a diversos problemas de saúde; No Brasil, venda e consumo são proibidos para essa faixa etária
O movimento se repete anualmente, entre os dias 5 e 6 de janeiro, quando as comemorações incluem música, apresentações de dança, fogos de artifício e o tabaco para as crianças. Os pequenos saem para comprar o fumo por conta própria, ou recebem o cigarro dos próprios pais. Durante a madrugada do dia 6, crianças e adolescentes também podem beber vinho nas comemorações.
— É apenas um ritual de passagem. É apenas costume que faz parte de um conjunto mais alargado de festividades ligadas ao solstício de inverno e, tal como no Carnaval, há uma certa suspensão das regras — disse o jornalista José Ribeirinha no El Mundo.
Crianças portuguesas fumando em tradição de Dia de Reis — Foto: Reprodução
Segundo o jornal Observador, a aldeia tem cerca de 20 crianças e a maioria delas participa do ritual.
— Simboliza a aproximação das crianças à idade adulta. Garotos com 14, 15 anos chegavam nessa idade e já fumavam um cigarro. Já eram, como nós dizíamos aqui na aldeia, considerados quase homens. Para nós é muito importante, queremos manter essa festa por muitos anos — disse Carlos Cadavez, presidente da Junta de Freguesia de Vale de Salgueiro ao Observador.
Como e quando a tradição começou permanece um mistério. Mas, a Câmara Municipal de Mirandela, ano após ano, "esta freguesia mantém vivas as tradições e suscita o interesse de muitos visitantes ansiosos por assistir a estes rituais ancestrais".
Ninguém sabe ao certo como e há quanto tempo nasceu a tradição do Dia de Reis, mas a Câmara Municipal de Mirandela afirma que ano após ano "esta freguesia mantém vivas as tradições e suscita o interesse de muitos visitantes ansiosos por assistir a estes rituais ancestrais".
O tabagismo pode levar a diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, respiratórias e câncer. No Brasil, a venda é proibida para essa faixa etária.
Dia de Reis
O Dia de Reis representa a visita dos reis magos ao menino Jesus. E é por isso que, na próxima missa dominical, conforme o calendário litúrgico do catolicismo, é celebrada a Epifania do Senhor, que significa a manifestação de Deus encarnado.
O período coincide ainda com a lembrança do batismo de Jesus, já na fase adulta, por São João Batista, dando início, na agenda católica, ao intervalo conhecido como Tempo Comum, quando a decoração de Natal não condiz mais com o contexto das leituras bíblicas nas missas,
Fonte: O GLOBO
0 Comentários