Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Rondônia, no Maranhão e no Distrito Federal. (Foto reprodução: PF/RO)

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 31/1, a Operação Crash, visando desarticular um grupo criminoso especializado em lavagem de capitais em Rondônia, no Maranhão e no Distrito Federal. A ação mobilizou mais de 30 policiais federais, que cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em Porto Velho/RO, Guajará-Mirim/RO, Brasília/DF e São Luís/MA. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, vara especializada em crimes financeiros, lavagem de capitais e organizações criminosas.

A investigação teve início em janeiro de 2023, após a identificação de movimentações financeiras suspeitas realizadas pelos investigados, alguns dos quais já condenados por crimes de tráfico de drogas. O grupo, em grande parte composto por membros do mesmo núcleo familiar, utilizava empresas de fachada de propriedade da família para realizar movimentações bancárias. As análises indicaram a movimentação de mais de R$ 40 milhões em transferências, suspeitas de serem provenientes do tráfico de drogas.

Os suspeitos enfrentarão possíveis acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, entre outros crimes que possam ser descobertos ao longo da investigação. As penas acumuladas desses crimes podem resultar em até 35 anos de prisão.

A Polícia Federal ressalta a importância da Operação Crash no combate à lavagem de capitais e ao crime organizado, reforçando o compromisso em desmantelar atividades ilícitas que ameaçam a segurança e a ordem pública.

(Foto reprodução: PF/RO)