Sétima inundação em oito meses fez com que cerca de 300 casas fossem evacuadas no nordeste de Sydney
Porto Velho, Rondônia - Centenas de pessoas foram resgatadas de inundações na Austrália neste domingo, após várias regiões do estado de Nova Gales do Sul declararem estado de catástrofe. Chuvas intensas no início do fim de semana fizeram com que cerca de 300 casas fossem evacuadas no nordeste de Sydney, disseram os serviços de emergência.
As enchentes causaram danos generalizados em todo o estado em um período muito curto de tempo, informou a ministra federal de Gestão de Emergências, Catherine King. "O governo de Nova Gales do Sul continua avaliando os danos e entendendo o impacto deste desastre", acrescentou ela.
Equipes de emergência realizaram cerca de 200 resgates em enchentes desde sexta-feira, disse o ministro de estado dos serviços de emergência, Jihad Dib, já que algumas regiões ficaram isoladas por estradas danificadas ou inundadas. Esta é a sétima inundação na região em 18 meses.
Deslizamento de terra bloqueou uma rua, depois que fortes chuvas atingiram o leste da Austrália, — Foto: AFP
Cerca de 5 mil voluntários trabalharam durante a noite ajudando as pessoas afetadas, acrescentou. O apoio a catástrofes foi acionado por funcionários de uma dúzia de áreas para ajudar a cobrir os custos de limpeza e pagar alojamento de emergência.
A comissária estadual de emergências, Carlene York, disse que 60 alertas comunitários permanecem em vigor para as regiões afetadas.
Os cientistas alertam que a mudança climática amplifica o risco de catástrofes naturais como inundações, incêndios florestais e ciclones.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários