Os 21 bombeiros militares e os dois médicos, especialistas em atuar em desastres, representam os mais de 1,5 milhão de rondonienses que se solidarizam com o sofrimento das famílias do Rio Grande do SulPorto Velho, Rondônia - A equipe especializada em salvamento, que integra a força-tarefa do Governo de Rondônia, desembarcou na noite de segunda-feira (6) no Rio Grande do Sul e já iniciou as atividades nesta terça-feira (7) para socorrer a população gaúcha diante dos estragos deixados pelas fortes chuvas, com mais de 300 cidades inundadas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, que teve a iniciativa de determinar o socorro humanitário, desejou a equipe sucesso na missão, reforçou que o Estado confia na competência e compromisso dos profissionais, e destacou que o Governo de Rondônia não poupará esforços para socorrer o Rio Grande do Sul.
"Os 21 bombeiros militares e os dois médicos, especialistas em atuar em desastres, representam os mais de 1,5 milhão de rondonienses que se solidarizam com o sofrimento das famílias do Rio Grande do Sul. Por meio dessa equipe, o Governo de Rondônia está levando mais que equipamentos e conhecimento técnico, está proporcionando esperança de dias melhores para todos que foram afetados pelas enchentes ", ressaltou o governador.
ESTRUTURA
A estrutura de salvamento destinada ao Rio Grande do Sul também inclui dois cães farejadores do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), treinados para rastrear pessoas desaparecidas e atuar em condições extremas, quatro viaturas autosalvamento, diversos materiais e equipamentos; e uma aeronave Caravan, essencial para o apoio aéreo.
A piloto, ten.BM Rosineide, explicou que a aeronave possui duas Unidades de Terapia Intensiva UTI; tem capacidade para atender na modalidade "full pax", que é a configuração para transportar nove passageiros, e também é possível retirar todos os bancos e atuar como "full carga". Temos todas essas possibilidades para ajudar e atender às demandas solicitadas", pontuou.
O médico cirurgião intensivista e operador de suporte médico da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau), Marcos Berti, destacou a satisfação de integrar a força-tarefa. "Estamos à disposição para ajudar os nossos irmãos do Rio Grande do Sul nesse momento tão difícil", afirmou.
O subcomandante do CBMRO, coronel BM Andrey Vinícius Ribeiro Vaz, pontou que a tropa está motivada para cumprir a missão e assim apoiar o Rio Grande do Sul que tanto precisa de ajuda neste momento. "Agradecemos ao governador, que com todos os investimentos feitos em conhecimento técnico na nossa tropa, e nos equipamentos, nos dar condições de cumprir nossa missão ", destacou.
Texto e fotos: Assessoria
0 Comentários