Página do Instagram de Natália Becker, investigada pela morte de um paciente, foi derrubada em abril deste ano por não seguir as “Diretrizes da Comunidade”
Porto Velho, Rondônia - A influenciadora Natália Fabiana de Freitas Antônio, conhecida como Natália Becker, dona da clínica onde um homem, de 27 anos, morreu após fazer um peeling de fenol, teve seu perfil pessoal banido no Instagram por suspeita de fraude e dolo. De acordo com a plataforma, a conta foi suspensa em abril por não seguir as “Diretrizes da Comunidade”.
A página da esteticista, que já acumulava cerca de 232 mil seguidores, foi derrubada no dia 20 abril. Na época, Natália entrou na Justiça contra a Meta, empresa responsável pelo Instagram e o Facebook, e solicitou uma indenização por danos morais de R$ 25 mil por causa da suspensão.
Na ação contra a plataforma, a defesa de Natália anexou prints que mostram os comunicados feitos pelo Instagram após retirar a conta dela do ar. Segundo o material, o perfil foi banido porque não seguia as “Diretrizes da Comunidade” e por “não respeitar as normas da comunidade relativas à fraude e dolo”. As informações foram divulgadas pelo portal Metrópoles.
As políticas de fraude e dolo da Meta preveem a remoção de conteúdos que buscam “intencionalmente enganar, fazer declarações falsas de maneira deliberada ou explorar as pessoas de outra forma por dinheiro ou propriedade”.
Em seu site, a Meta explica que a exclusão dos conteúdos que violam a política é feita para “evitar atividades fraudulentas na plataforma que podem causar danos ou prejuízos a pessoas ou empresas”.
A empresa ainda elenca uma série de recomendações de conteúdos que não devem ser publicados pelos usuários, como posts que levem a golpes ou que aliciem pessoas para “obter um benefício financeiro ou pessoal por meio fraudulento”.
A defesa da esteticista afirma no processo, no entanto, que a Meta não apontou provas de que a página teria violado as normas da plataforma. No dia 31 de maio, a página da esteticista já estava disponível novamente.
Desde a última segunda-feira, quando a morte de Henrique da Silva Chagas foi revelada, as páginas pessoal e profissional de Natália estão fora do ar.
Relembre o caso
Henrique Chagas morreu após passar por peeling de fenol em clínica estética de Natália Becker — Foto: Reprodução
O empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, morreu após realizar um procedimento estético conhecido como peeling de fenol na última segunda-feira. Ele passou pela intervenção no Studio Natalia Becker, no Campo Belo, Zona Sul de São de Paulo. Segundo a Polícia Civil, uma das suspeitas investigadas é a de que Chagas possa ter tido algum tipo de reação alérgica ao tratamento e morrido por "choque anafilático" pelo uso de alguma substância química.
Natalia Fabiana de Freitas Antonio, que se identifica nas redes sociais como Natalia Becker, é dona da clínica e é procurada pela investigação para ser ouvida sobre o ocorrido. O caso, que havia sido registrado como "morte suspeita" no 27º Distrito Policial (DP), passou a ser investigado como "homicídio", segundo informou nesta terça (4) a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
De acordo com o boletim de ocorrência obtido pelo GLOBO, Henrique estava trêmulo e reclamou de dores após o procedimento. No documento, Becker não estava mais no local quando os policiais foram acionados. No momento, as autoridades tentam localizá-la.
Nas redes sociais, Rick Chagas, como Henrique se identificava, publicava detalhes de sua rotina como proprietário da empresa "Meu Xodó - Banho & Tosa", cujo perfil profissional no Facebook possui cerca de 500 seguidores. Morador de Pirassununga, no interior de São Paulo, ele compartilhava os cortes que fazia nos animais e momentos felizes que vivia com amigos, como viagens e saídas noturnas.
O que é o peeling de fenol?
A técnica faz com que o fenol penetre na camada mais superficial da pele (epiderme), causando a necrose daquela “antiga pele” e induz uma reação inflamatória nas camadas mais internas da pele, como a derme. Ele estimula a produção de colágeno e consequentemente “nasce” uma pele mais rejuvenescida.
Quais são os riscos do peeling de fenol?
O Jovem João Castro viralizou no TikTok com vídeo mostrando a evolução de sua pele durante os primeiros 18 dias pós peeling de fenol — Foto: Reprodução/ Instagram
Apesar de não ser algo recente na indústria da beleza, especialistas da área alertam que o processo não é indicado para todas as pessoas, tem contraindicações e riscos.
Em entrevista ao GLOBO, o dermatologista Abdo Salomão Jr., da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirmou que o tratamento só pode ser realizado em hospitais por apresentar diversos riscos à saúde.
— É uma queimadura programada, em que você remove toda a epiderme e uma parte da derme. Os resultados são brilhantes, mas é um procedimento que está em desuso. Ele é muito sofrido, há riscos altos para cicatrizes e manchas, a pessoas permanece de dois a três meses com o rosto vermelho, um mês sem sair de casa e uma semana sem nem abrir os olhos. Então, a despeito dos resultados, praticamente não se faz mais, e a procura é muito baixa — explica Salomão Jr.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários