O encontro desta sexta-feira reuniu profissionais da medicina do tráfego de todo o estado
Porto Velho, Rondônia - Com o objetivo de aperfeiçoar o processo da primeira habilitação e renovação do documento, médicos do tráfego que atuam em clínicas credenciadas junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) participaram do Encontro de Médicos e Psicólogos do Tráfego 2024. A abertura ocorreu nesta sexta-feira (25), em Ji-Paraná, região Central do Estado.
O evento foi dividido por turmas. Nesta sexta-feira, os médicos foram convidados para participar da ação. Neste sábado (26), o encontro reúne os psicólogos que realizam o exame de avaliação psicológica. Ambos os momentos são oportunidade para debater os desafios e novas metodologias de atuação para um trabalho efetivo.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que os esforços para a garantia de um trânsito seguro são fundamentais para a preservação da vida, proporcionando, aos envolvidos nas movimentações de tráfego viário, tranquilidade e conscientização.
O encontro de sexta-feira reuniu profissionais da medicina do tráfego de todo o estado. Edemar Afonso, médico que atua no tráfego há 8 anos, em Jaru, fez questão de chegar cedo para garantir o máximo de conhecimento e, consequentemente, aperfeiçoar sua atuação na cidade.
“Essa atualização talvez seja uma das políticas públicas mais importantes aqui em Rondônia, porque a medicina do tráfego é um ramo que estuda o deslocamento humano e as suas consequências. O trânsito brasileiro mata e sequela mais do que muitas guerras pelo mundo, então a medicina do tráfego é fundamental neste contexto. Muita gente acha que o que a gente faz é um exame de vista, mas o que fazemos é uma perícia médica”, destaca o médico.
O encontro é uma oportunidade para debater os desafios e novas metodologias de atuação para um trabalho efetivo
O encontro discutiu temáticas de atuação integrada de médicos no processo de habilitação, a perícia médica e seu desenvolvimento, avaliação de aspectos cognitivos no contexto do trânsito, medicina do tráfego e assédio moral.
Um dos palestrantes do evento, o médico Allyson Coimbra, analisou a importância do encontro e destacou a sua contribuição para a sociedade. “A gente sabe que o trânsito muda a cada minuto, então hoje estamos trazendo aqui novos horizontes, sendo pautado por três pilares: conhecimento, gestão da emoção e espiritualidade. Tudo isso com embasamento científico da medicina do tráfego”.
Segundo a diretora Técnica de Habilitação, Aline Lima, esse encontro reforça o compromisso principal do Detran-RO que é de salvar vidas. “A padronização do atendimento, a atualização de normas, o alinhamento entre os profissionais, tudo isso é importantíssimo para que possamos proporcionar ao estado um trânsito mais seguro. A avaliação que é feita pelos médicos é de suma importância para a garantia desse nosso objetivo”, pontuou.
Neste sábado (26), os psicólogos participam da dinâmica com discussões sobre a atuação da psicologia no processo de habilitação, a psicologia na área do trânsito da atualidade e a importância da avaliação psicológica.
Para o diretor geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a mobilização para a participação efetiva desses profissionais que prestam serviços ao Departamento demonstra o empenho da Autarquia na manutenção de políticas públicas que tenham o objetivo de salvar vidas.
0 Comentários