Câmara prestou homenagem aos voluntários da Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - O estado do Rio Grande do Sul sofreu uma das maiores tragédias climáticas do país, com a enchente devido às tempestades. Em solidariedade, Porto Velho, junto com outros municípios de Rondônia, encabeçou uma grande campanha de arrecadação para os atingidos pelas enchentes. Para homenagear esse ato de empenho durante o momento mais crucial da tragédia, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou homenagem aos voluntários da Prefeitura que trabalharam na arrecadação de mais de 120 toneladas de suprimentos para o povo gaúcho.

Promovida pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), incentivada pela Prefeitura de Porto Velho, a campanha teve parceria com a empresa de transportes Eucatur, apoio da deputada estadual Ieda Chaves, da Aprosoja, CTG, FTR, Minalinda, Vit Log, das emissoras de comunicação do estado, da Azul linhas aéreas, do TRE-RO, Faculdade São Lucas, FIMCA, dentre outros.

Miriam esteve na linha de frente da coordenação da campanha

A Campanha S.O.S Rio Grande do Sul teve forte adesão na arrecadação de donativos encaminhados aos municípios gaúchos de 8 de maio a 11 de agosto. Ao todo, nove carretas com mais de 120 toneladas suprimentos (alimentos, roupas, cobertores, lençóis, sapatos, alimentos) e 100 mil litros de água potável. A arrecadação aconteceu em 10 municípios de Rondônia e o destaque foi a parceria de Porto Velho, com milhares de munícipes sensibilizados com a ação.

Porto Velho teve uma participação contundente em solidariedade aos 478 dos 497 municípios gaúchos, atingidos pela forte enchente e enxurrada, que afetaram 2,4 milhões de pessoas, deixando mais de 4 mil pessoas desabrigadas, 173 mortos e mais de 38 pessoas desaparecidas. Durante a campanha, o Prédio do Relógio, sede da Prefeitura Municipal, a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles e a sede da Arom, foram os principais pontos de coleta das doações em Porto Velho, onde a população, empresas e órgãos públicos prestaram seu apoio aos desabrigados do Rio Grande do Sul.

"É uma honra estar aqui recebendo essa homenagem", disse Glória Regiane

Miriam Pereira, coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres, servidora que esteve na linha de frente da coordenação da campanha, lembrou emocionada do período de trabalho intenso. “Receber essa homenagem é gratificante. Foram mais de três meses de trabalho e foi muito lindo ver como nosso estado foi solidário e nosso município se empenhou muito em contribuir, através de doações de pessoas que, muitas vezes, tiraram do pouco que tinham para doar. Órgãos e instituições também tiveram um grande empenho nessa tarefa. Essa homenagem, portanto, é uma resposta ao trabalho que a gente teve”.

“É muito gratificante saber que nosso trabalho foi importante e que um pedacinho da gente, em forma de amor e solidariedade, foi enviado para lá”, falou a voluntária, Silvânia Ferreira de Brito.

Glória Regiane do Nascimento, divide o mesmo sentimento das voluntárias. “É uma honra estar aqui recebendo essa homenagem, pois é muito bom sabermos que nosso trabalho ajudou a sanar um pouco da aflição na vida de tantas pessoas que perderam tudo na tragédia do Rio Grande do Sul”.

MOÇÃO DE APLAUSO

Foi concedida uma Moção de Aplauso para o Conselho Gestor do Programa Faculdade da Prefeitura

Aproximadamente 30 voluntários trabalharam desde a coleta à separação das doações, com esmero e dedicação para que os donativos chegassem o mais rápido possível e com muito zelo. A Moção de Aplauso, de autoria do vereador Edwilson Negreiros, homenageou esse importante trabalho em que Porto Velho se destacou como um dos municípios mais empenhados em arrecadar suprimentos para os atingidos pelas enchentes do estado gaúcho. A ocasião também serviu para conceder uma Moção de Aplauso para o Conselho Gestor do Programa Faculdade da Prefeitura pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a população do Município de Porto Velho.

“O que estamos fazendo aqui, é mais que nossa obrigação. Essa Moção é mais que merecida para homenagear as pessoas que se colocaram como voluntários para fazer esse trabalho tão bonito que foi para diminuir um pouco os atingidos pela tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul, e Porto Velho saiu na frente de várias capitais do Brasil nesse empenho. Parabenizo ao prefeito Hildon Chaves, a deputada estadual, Ieda Chaves, e toda equipe de voluntários que trabalharam incansavelmente. Também estamos dando essa moção aos servidores pelo excelente trabalho do Programa Faculdade da Prefeitura, que vem desempenhando em Porto Velho, como referência na educação.”, disse Negreiros.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)