A mensagem do presidente brasileiro cumpre o protocolo, mas contrasta com a declaração dada pelo petista contra Trump há apenas cinco dias. // Foto: Ricardo Stuckert / PR

Porto Velho, Rondônia - O presidente Lula parabenizou na manhã desta quarta-feira, 6, Donald Trump pela eleição para um segundo mandato na Casa Branca.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, diz a mensagem publicada no perfil de X do petista.

A mensagem cumpre o protocolo, como fizeram diversos chefes de Estado mundo afora, mas contrasta com a declaração dada pelo presidente brasileiro há apenas cinco dias.
A democracia

Lula disse na sexta-feira, 1º, que uma vitória da candidata democrata Kamala Harris contra Trump seria “muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos“.

“Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Somente uma democracia faz com que um torneiro mecânico chegasse à presidência da República por três vezes. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência“, disse em seu preâmbulo durante entrevista ao canal francês TF1, antes de arrematar:

“Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos.”

Discurso de ocasião

Esse trecho da entrevista foi replicado, entre outros, no perfil do petista no X. A rejeição de Lula a Trump não é novidade, mas a tomada de partido a cinco dias da eleição serviu apenas para Lula perder junto com Kamala e aumentar a distância diplomática para Trump.

De quebra, o petista expôs mais uma vez que seu discurso sobre o respeito à “autodeterminação dos povos”, usado sempre que ele é questionado sobre os desmandos da ditaduras amigas, é de ocasião.

Fonte: O Antagonista