O prédio foi projetado para valorizar aspectos e elementos da natureza local e da cultura amazônica
Porto Velho, Rondônia - Estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura de duas faculdades da capital, realizaram uma visita às obras do novo terminal rodoviário de Porto Velho, que está em fase final de conclusão. Acompanhados de professores, eles foram recebidos pelo prefeito Hildon Chaves, pelo chefe de gabinete Devanildo Santana, e engenheiros responsáveis pela obra.
“É uma obra muito importante, aguardada por todos e que faz jus ao momento atual de nossa capital. Bom receber a todos aqui, para que vejam este trabalho de perto, que está na reta final e que em breve a rodoviária passará a ser utilizada por nossa população”, explicou o prefeito.
O engenheiro Danilo Soares e o arquiteto Lorenzo Villar, ambos da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), foram responsáveis pelo cálculo estrutural e pelo projeto arquitetônico, respectivamente.
“Priorizamos elementos locais, como o piso representando o corte da seringueira, tivemos o cuidado com a questão da temperatura, da ventilação e do aproveitamento da luz natural. Para que a obra ficasse pronta em um ano e meio, optamos por utilizar materiais de mais fácil aplicação, garantindo também uma boa funcionalidade no prédio”, disse Lorenzo Villar.
Nova rodoviária conta com 8.457,59 metros quadrados de área construída
O professor do curso de engenharia, Harrisson Ramos, veio com uma equipe de cerca de 20 alunos, de períodos diferentes, para conhecer a obra. “É um momento muito oportuno, onde eles podem visualizar que, aquele projeto ‘frio’, feito no computador, se torna uma estrutura moderna e funcional como a que vemos no prédio da nova rodoviária. É importante aliar o conhecimento técnico a uma vivência na prática, a realização do projeto e ainda por cima dialogando com os seus idealizadores”, observou o professor.
OBRA
Com um investimento de R$ 44 milhões, o projeto busca criar um espaço moderno e sustentável, com estética regional e desempenho térmico adequado. A frente será para a avenida Carlos Gomes. O prédio foi projetado para valorizar aspectos e elementos da natureza local e da cultura amazônica, com a fachada que remete ao rio Madeira e ao tom amadeirado que faz menção às árvores da região.
Com 8.457,59 metros quadrados de área construída, a nova rodoviária terá 13 plataformas de embarque e desembarque, 26 boxes e agências para as empresas, sala VIP, saguão de espera, praça de alimentação com oito lanchonetes e um restaurante, 11 lojas, área administrativa, fraldário e banheiros.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
OBRA
Com um investimento de R$ 44 milhões, o projeto busca criar um espaço moderno e sustentável, com estética regional e desempenho térmico adequado. A frente será para a avenida Carlos Gomes. O prédio foi projetado para valorizar aspectos e elementos da natureza local e da cultura amazônica, com a fachada que remete ao rio Madeira e ao tom amadeirado que faz menção às árvores da região.
Com 8.457,59 metros quadrados de área construída, a nova rodoviária terá 13 plataformas de embarque e desembarque, 26 boxes e agências para as empresas, sala VIP, saguão de espera, praça de alimentação com oito lanchonetes e um restaurante, 11 lojas, área administrativa, fraldário e banheiros.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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