Porto Velho, Rondônia - No intuito de fortalecer a proteção às crianças e adolescentes contra todo tipo de violência e garantir a prioridade de seus direitos, o governo de Rondônia em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e instituições nacionais, participa da “Operação Hagnos” durante o mês de novembro. A ação visa prevenir e reprimir crimes, além de intensificar a proteção em uma ação coordenada e abrangente, que mobiliza órgãos federais, estaduais e municipais.
A Operação visa prevenir e reprimir crimes
A iniciativa é coordenada em âmbito nacional pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), através da Diretoria de Operações, e faz uso do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) para monitoramento. Em Rondônia, a coordenação das ações é conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), utilizando o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para supervisão das atividades integradas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a relevância da operação, destacando que, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente são instrumentos que orientam e reforçam a necessidade de ações conjuntas para garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. “O governo do estado está atuando junto ao governo federal, para assegurar que nenhuma violação passe sem a devida resposta, seja por meio de ações preventivas, repressivas ou educativas.”
ATUAÇÃO INTEGRADA
A operação abrange uma série de atividades, incluindo a fiscalização em locais de grande aglomeração de pessoas, margens de rodovias estaduais e federais, postos de combustíveis e outros pontos mapeados por levantamentos de inteligência policial. A meta é proporcionar proteção efetiva e de segurança, com foco na atuação integrada das forças de segurança pública e dos órgãos de defesa dos direitos humanos. Além da intensificação das ações policiais, a operação promove a integração de ferramentas de gestão e monitoramento de indicadores como o uso dos sistemas Córtex e BI, garantindo maior eficácia e coordenação entre os diferentes órgãos envolvidos.
A participação ativa de Rondônia na operação, demonstra o empenho do governo do estado em unir esforços com outras unidades federativas, para combater um dos maiores desafios sociais e assegurar que nenhuma criança ou adolescente tenha seus direitos violados, sem que o Estado atue de forma protetiva.
O secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, ressaltou que “é dever da família, da sociedade e do Estado, assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade todos os direitos fundamentais, protegendo-os contra negligência, discriminação, exploração e qualquer forma de violência, e para isso, é essencial que todos os cidadãos se engajem no processo de denúncia e proteção, e a operação reforça o trabalho do governo com cada vida protegida.”
0 Comentários